domingo, 12 de abril de 2009

"Apatia"


Os que me observam relatam-me que não vejo este mundo, ou ao menos não me vêem emitindo algum comportamento que categorizariam como “ver o mundo”. Nossos comportamentos são selecionados por suas conseqüências, nosso comportamento de observar o mundo e ate mesmo nosso comportamento de se auto-observar.


Algumas pessoas choram ao fim de uma exibição de “Romeu e Julieta”, algumas outras irão rir das aventuras de Shrëk, mas nenhuma delas estará rindo ou chorando por uma vontade interna de rir ou chorar. Para analisarmos alguém se comportar (não se comportar também é um comportamento) devemos ter acesso a três informações: o que aconteceu antes, o que a pessoa fez e o que aconteceu depois. Pessoas que romperam um relacionamento provavelmente chorarão sobre o efeito de “Closer - Perto Demais”.


O fato de uma pessoa não se comportar conforme o esperado diante de uma situação, muito que provavelmente, se refere a uma falta de repertorio ou a uma historia de punição e / ou extinção desses comportamentos categorizados.

Aprendi ao longo das minhas experiências e das conseqüências de cada comportamento que emiti a “ver o mundo”, não é bem o que os outros esperavam, mas não tivemos a mesma vida...


Nenhum comentário:

Postar um comentário