
Bom, não sei se felizmente ou infelizmente a maior parte dos amigos que tenho não se importa muito com o nascimento de Cristo como um fato importante para a humanidade ou simplesmente não dedicam tempo algum de suas vidas para esse tipo de assunto. No entanto estamos diante de um fenômeno que pode sim ser estudado, avaliado, analisado como concreto e factual e que envolve pessoas em vários lugares do mundo e de varias culturas... O Natal.
O Natal evoluiu muito desde os primeiros cultos na antiguidade, na era cristã e nos dias atuais com o capitalismo. O solstício de inverno, no calendário astrológico, era o grande contexto de comemoração, o inverno estava chegando ao fim e os dias de luz retornariam; bom para as colheitas e respectivamente para o bem estar dos povos que habitam regiões especificas no hemisfério norte. E a promessa de bonança era anunciada nesses dais.
Atualmente ninguém aqui sobrevive da colheita, não tenho nenhum amigo agricultor, tenho?
Mas isso não resume essa data, vejam todas as casas em pleno século XXI decoradas, as pessoas na cozinha preparando o banquete, as orações e as musicas... temos uma pratica cultural estabelecida e isso é o grande fato por trás dessa data. Para isso temos as pessoas de fé, ensinando nas escolas, nas conversas à mesa, nas igrejas e onde quer que estão sobre regras interessantes: “pratiques o bem que terá a benção eterna de Deus! compartilhes o que tens com os famintos! perdoes os teus devedores!...” diante de tal contingência, ao longo dos anos, tenho observado que cada vez mais nossa sociedade precisa de regras desse tipo mantendo nossos comportamentos, praticas colaborativas, ajuda ao próximo... são úteis para toda sociedade que pretende ter uma vida longa.
Aos amigos que não ligam para o nascimento do menino prometido, nada tenho a dizer, se não que encarem a metáfora, afinal se não mantivermos nossos comportamentos sobre o controle da regra de que apesar dos pesares (inverno), devemos ficar bem atentos, pois eis o anuncio dos tempos de bonança... a regra por traz disso tudo é: ESPERANÇA!
Aos que ligam... Feliz Natal!
